NOSSA HISTÓRIA!
Esta é uma entrevista
respondida para uma pesquisa de uma aluna da Faculdade Federal de Pernambuco.
Palavras de
Edivania...
1ª folha/ respostas
1-
Edivania do
Nascimento Vila Nova Silva, formada em Administração em Marketing, pós
graduanda em gerencia contábil, análise financeira e controladoria, atua no segmento da beleza e
bem estar há 3 anos, conhecida como Saúde e
Estética Evolution oferece o que há de
mais moderno no mercado da beleza em
Pernambuco, além de um excelente atendimento e compromisso no resultado
dos tratamentos. A equipe é formada por 13 profissionais treinados e
qualificados que utilizam aparelhos e produtos de primeira linha na realização
dos serviços. Além disso, a empresa também fornece atendimento corporativo e
possui uma central de cursos na área da estética.
A
família é a base de tudo, é necessário maturidade e um bom relacionamento para
se iniciar um negócio
A
ideia inicial de negócio iniciou-se com mãe e filha, decidimos apostar neste
mercado tão promissor e nos preparamos com cursos com SEBRAE, viagens para
conhecer possíveis fornecedores, análises, planejamento e pesquisa de mercado.
Com pouco capital para investimento, em torno de R$ 5.000 iniciamos com a cara
e coragem e muita fé em Deus, nossa primeira compra foi muito ousada, R$ 2.000
só de cosméticos da linha profissional MAQUEL.
Não
posso deixar de mencionar o apoio financeiro que meu irmão Edivaldo Vila Nova
nos deu, acreditando neste negócio. Também contamos com ajuda de algumas
pessoas que nos emprestaram dinheiro para capital de giro.
Todas
as áreas da empresa (vendas, financeiro, compras, pagamento, fornecedores,
acompanhamento de clientes, captação de clientes, cursos gratuitos,
divulgação...) concentrava-se tudo em nós duas. No começo não tínhamos veículo
e andávamos de porta em porta para oferecer nossos produtos e serviços.
Após
3 anos de negócio (1 ano de maneira informal e 2 anos já formalizado
juridicamente) estamos gratas a Deus por haver resistido às investidas da
concorrência e às dificuldades do dia a dia que querem nos empurrar pra baixo.
Hoje,
podemos nos sentir grandes vencedoras por ter conosco boa parte de nossa
família. O formato do empreendimento é familiar
e acontece de maneira profissional. Todos mensalmente, além das funcionários,
participam de capacitação profissional.
Além
de mim, Edivania que organizo todas as áreas e acompanho o crescimento da
mesma, sou supervisora comercial e tenho uma equipe que trabalha as vendas
externa.
Temos
o gerente financeiro que é Carlos Alberto, meu irmão. A gerente de R.H é
Valderiza Sales, minha cunhada. A professora de estética e supervisora das duas
unidades, Edilene Vila Nova, minha mãe e também proprietária. O setor de
entrega à domicílio, é de responsabilidade de Eduardo Santana, meu esposo. Área
de Manutenção geral das duas unidades, Carlos de Lima, meu pai e Edivaldo Vila
Nova, meu irmão e também sócio. TEM QUE ME ACRESCENTAR TAMBÉM
2-
Minha visão é de
mercado, busco novas experiências e desafios. Não gosto de dar dinheiro pra os
outros, ou seja, se tenho capacidade de fazer a empresa de outros
empreendedores crescer, porque não investir todo meu esforço em um
empreendimento meu, além de querer conquistar uma vida melhor para minha
família.
3-
Me vejo como uma pessoa dinâmica, visionária, com meus
erros e acertos, com minhas inseguranças, mas também como uma leoa que ruge por
resultados.
4-
Surgiu da
seguinte maneira, minha mãe já atuava na área da estética há 10 anos,
trabalhava com massagem à domicílio o dia todo,
ela tinha muita vontade, um sonho de um dia ter seu negócio, quem sabe
uma clínica de estética. Ao perceber esta necessidade de realização dela e
também sua visão de negócio e dom para vendas, pensei em investir meu tempo e
tentar organizar seus clientes, produtos, e ajudá-la a se desenvolver.
Neste momento estava para me formar em administração e também
pedindo para ser desligada da empresa na qual trabalhava. Bom, no último
período da faculdade eu e minha equipe de sala de aula tivemos que desenvolver
um plano de negócio de uma empresa existente ou fictícia. Foi quando falei da
minha mãe e da contribuição que eu estava querendo dar ao seu negócio mesmo ela
atendendo à domicílio.
Minha equipe adorou a sugestão e então desenvolvemos este plano de
negócio. No desenrolar do semestre, estudado o mercado da estética e ouvindo
minha equipe em suas conclusões, percebi que este segmento merecia uma atenção
maior de minha parte e me convenci que minha mãe precisava de mim e eu
precisava dela. Uma com conhecimento e experiência na área e outra com
conhecimento e experiência de mercado e administração. Neste momento estava
recebendo minha indenização trabalhista, paguei minhas dívidas e o restante
investi neste negócio.
5- O momento mais crítico foi quando nossas personalidades (eu e
minha mãe) começaram a se chocar, ou seja, pensávamos que iríamos parar de
trabalhar juntas e consequentemente o negócio não iria continuar. Mas quando uma coisa está nos planos de Deus,
Ele nos estende Sua poderosa mão e com muita conversa entre nós, respeito e
resiliência, começamos a dar a volta por cima. Pois os maiores desafios de uma
empresa não é a concorrência ou o trabalho em si. Segundo Albert Einstein em
seu a felicidade não se resume na ausência dos
problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles.
6- Minha
função, como já comentado é a área comercial, supervisionar o trabalhos dos
demais setores, buscar novos desafios e estar de olho na concorrência. Adoro o
que faço.
7- O horário
de funcionamento das unidades é das 8h às 20h e 9h às 19h de segunda a sábado.
Porém o meu horário de trabalho é em média de 16h por dia, sem falar alguns
finais de semana. Pois além do trabalho braçal, é necessário e de fundamental
importância sentar e alinhar as informações, fazer um feedback das atividades
realizadas e montagem da agenda da semana que virá.
8- Tínhamos um
plano de negócio (o qual foi montado no último semestre da faculdade), porém
fomos para o SEBRAE melhorar nosso planejamento e sentar com consultores para
ver a viabilidade do negócio. Um plano de negócio é a montagem do cenário que um empreendedor tem
de suas ideias. Uma análise prévia das possibilidades e dificuldades que o
empreendimento terá.
9- Nossa
avaliação é através de ferramentas de marketing como análise swuot, de olho na
concorrência e principalmente com foco no cliente. Fazemos pesquisa interna,
tanto na parte de clínica, como na parte de cursos. Sem falar nas análises
financeira para a tomada de decisões.
10- No começo
de tudo, captamos os contatos dos clientes pela internet, e posterior ligações
telefônicas. Nosso primeiro cliente como distribuidora de artefatos para
estética, foi por telefone e e-mail. Preparei meu script, treinei minha fala e
tremendo de medo de receber um NÃO, pensei nas dificuldades e tudo o que estava
envolvido (investimento pisicologico, financeiro e de tempo), tomei coragem e
liguei, falei dos benefícios do produto e a cliente fez o pedido. Me ajoelhei no
meu quarto que era meu escritório, chorei e agradeci a Deus. Daí pra frente foi
um desafio vencido a cada dia. Graças a Deus!
11- Aconselho
sim. Porém as pessoas tem iniciado um negócio de qualquer forma. Mesmo com todo
cuidado que tivemos em analisar o mercado e a se preparar, tivemos e temos
diversos contratempos, imagine uma pessoa que não se prepara. Sem falar que não
existe negócio mais ou menos rentável, a diferença está em quem gere o negócio.
12- Nossa
projeção é até 2014 ser líder estadual em vendas e prestação de serviços.
2ª e 3ª folhas/ respostas
Origem
Família simples. Minha avó vendedora de feira. Meu pai pedreiro,
minha mãe manicure e massagista. Ao crescer, já aos 11 anos de idade, vendia
revista de cosméticos, comprava e revendia peças íntimas, docinhos e salgados
que eu mesma preparava e levava para vender aos professores e vendi também
picolé na praia.
De empreendedora minha avó e minha mãe que sempre as tive como
modelo.
Estudei em escola pública, fiz mini cursos de vendas e marketing
gratuitos e sempre atenta às pessoas.
Meu primeiro e ultimo emprego, foi numa grande rede de farmácias, na qual fui promovida 5
vezes, até chegar a gerenciar. Saí da empresa por opção.
Me considero uma boa aluna. Gosto sim de estudar, minhas notas
sempre boas. Aprendo mais quando leio o assunto e reescrevo o mesmo.
Conceito de Si
Me vejo uma pessoa vencedora, que aprendi a superar meus defeitos
e me aceitar como sou. Me considero solidária, realista e implicante.
Minhas características pessoais é tentar dar o melhor de si, como
se eu tivesse atendendo meu primeiro cliente. Refaço um trabalho quando não sai
bem feito, mesmo que demande um custo maior. Estas características, como também
minha personalidade forte, se reflete na empresa, principalmente quando nos
desgastamos muito para oferecer um resultado positivo a todo custo.
Visão
A ideia de ser empreendedor já tinha em mente e no sangue, porém
em conversa com minha mãe decidimos apostar.
O trabalho como
empreendedor
Nos olhos de um empreendedor tudo passa a ser oportunidade de
negócio. Basta ver a viabilidade, fazer um novo plano de negócio, arregaçar as
mangas e meter bronca!
Posso dizer que meu método de aprendizagem hoje em dia, é saber
ouvir o não, pois a cada 10 não vem um sim. E
não ter medo de errar, pois errando é que se aprende.
Gosto de me envolver em tudo no dia a dia da empresa. Controlo as
coisas com minha mãe, e toda a equipe que delegamos atividades, através de
e-mails, telefonas e relatórios semanais.
Energia
Não tiro férias há 3 anos, ou melhor, não tiramos. Porém nos
realizamos com o que fazemos. Se for necessário trabalhamos sábados, domingos e
feriados.
Quando é possível nossas distrações e passeios também é em
família.
Relações
A boa relação com colaboradores é de fundamental importância, pois
sem eles o negócio não existe.
As relações externas com clientes, fornecedores, governos e
parceiros tem que ser encarada de forma bem profissional e respeitosa, todos
são muito importantes.
Liderança
Convenço a partir de evidências. De resultados e mostrando a
viabilidade de ganhar dinheiro.
Procuro separar bem as coisas, família é família, negócios a
parte. E todos os envolvidos, inclusive sócios, compreende que isto é
necessário.
Os funcionários nos respeitam como líderes pois tratamos ou
tentamos tratar como parceiros nosso, que sem eles não conseguiríamos chegar
onde chegamos.
Investimos em capacitação, cursos, palestras e fazemos reuniões
para alinhar as informações, corrigir erros e reconhecer quem se destacou em
resultados. Mesmo como empresa de pequeno porte, procuramos reconhecer quem
trabalha conosco.
Logicamente que diante de muitos desafios, mesmo uma pessoa sendo
empreendedora, ela assume, com o passar do tempo, uma postura mais racional.
Criatividade e
imaginação
O erro é um passo para o acerto. O erro só passa a ser erro quando
se erra propositalmente ou quando se demanda preparo para a execução de uma
tarefa e a pessoa não se prepara.
Quando um colaborador erra, chamamo-os a conversar e os desafiamos
a acertar. Esperamos um feedback de mudança e tentamos entender o porque do
erro. Caso percebemos uma falta de respeito para com a empresa, advertimo-os ou
até mesmo demitimos.
A empresa é composta por pessoas, e pessoas são sujeitas a erros.
O que me dá mais prazer é ver que determinado processo houve
retorno positivo por parte de todo o ciclo (clientes, colaboradores,
parceiros).
Gosto de pesquisar e analisar o mercado. Quando identificamos as
fraquezas da concorrência, conseguimos criar estratégias que nos diferencie no
mercado.
A intuição pode ser positiva e negativa. Um empresário não pode
viver de intuição. Já vi muita gente que teve intuição de negócio e se deu mal.
A intuição é boa, quando associada à preparo, pesquisa e viabilidade de
negócio.
A empresa
O fator mais
importante de minha empresa:
·
Sinceridade,
Cordialidade, Pontualidade, Honestidade, Atitude, Persistência, Cara a tapa.
·
Pensar e
planejar, o que de diferente eu posso fazer para atrair mais consumidores?
·
Personalizar e
mostrar a importância de meu cliente.
·
Acompanhamento
contínuo.
·
Buscar
informações através de análise de mercado (conhecer a necessidade de meu
cliente, analisar a atitude da concorrência e o serviço prestado) para poder
definir as estratégias de atuação.
·
Planejamento das
atividades (mensal, bimestral, semestral e
1, 2, 3 e 5 anos)
Somos
uma empresa no segmento da beleza e bem estar com 3 nichos (clínica de
estética, central de cursos e distribuidora de cosméticos e artefatos para
estética).
A
empresa tem ótimo atendimento, Preço competitivo, Experiência na área há mais 10
anos, Diversidades de serviços, Mercado de beleza em expansão tendo mulheres com
maior percentual de procura, Aumento de cirurgias plásticas sugerindo alguns
tipos de massagens como auxilio na recuperação, Depressão e estresse como doenças
no mundo moderno tendo como alternativa de tratamento massagens relaxantes.
·
Como fraquezas
temos:
Nova
no mercado com estrutura de clínica (há 2 anos), Recursos financeiros limitado,
Clinicas de estéticas já existentes no mercado, Fisioterapeutas. Gama de
esteticistas oferecendo os serviços com valor abaixo das tabelas.
Selecionamos
nosso pessoal, com entrevista, teste da atividade na área e estágio de 1 mês
para ver se ambas as partes irão se identificar.
Temos
as políticas da empresa, visão, missão e valores. Trabalhamos com metas e
premiações também.
Logicamente
que a meta de qualquer empresa é ocupar os
melhores posicionamento na mente dos consumidores. Devido a grande
concorrência, este sonho de posicionamento é mais difício de se alcançar, mas não
é impossível. Hoje nosso posicionamento varia de um produto/serviço em
crescimento e na mente e preferência dos consumidores, em média de a cada 10
clientes que escutam nossas propagandas, 2 pensam e utilizam nossos produtos e
serviços.
Para
que um cliente compre nossos produtos e serviços, identificamos suas
necessidades para poder apresentarmos o material de propaganda, falamos de
resultados e só por último o preço. Pois as pesquisas não mentem, o cliente
está mais preocupado com resultados e de ser bem atendido, por último vem o
preço.
Encerramento
Concluo
minha fala dizendo que antes de qualquer pessoa iniciar um negócio, mesmo que
já tenha algum conhecimento na área, explore todas as informações, pesquise o
mercado, visite o Sebrae e veja se realmente ama o segmento, pois existe uma
passagem bíblica que ressalta o seguinte: Tudo quanto te vier à mão para fazer,
faze-o conforme às tuas forças...
Não
espere as coisas acontecerem, faça as coisas acontecerem!!
“No
que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço e à dedicação, não existe meio termo. Ou você
faz uma coisa bem feita ou não faz! (Ayrton Senna)”
Fiquem com Deus!