NOSSA HISTÓRIA

NOSSA HISTÓRIA!

Esta é uma entrevista respondida para uma pesquisa de uma aluna da Faculdade Federal de Pernambuco.
Palavras de Edivania...

1ª folha/ respostas

1-      Edivania do Nascimento Vila Nova Silva, formada em Administração em Marketing, pós graduanda em gerencia contábil, análise financeira e  controladoria, atua no segmento da beleza e bem estar há 3 anos, conhecida como Saúde e Estética Evolution  oferece o que há de mais moderno no mercado da beleza em  Pernambuco, além de um excelente atendimento e compromisso no resultado dos tratamentos. A equipe é formada por 13 profissionais treinados e qualificados que utilizam aparelhos e produtos de primeira linha na realização dos serviços. Além disso, a empresa também fornece atendimento corporativo e possui uma central de cursos na área da estética.

A família é a base de tudo, é necessário maturidade e um bom relacionamento para se iniciar um negócio

A ideia inicial de negócio iniciou-se com mãe e filha, decidimos apostar neste mercado tão promissor e nos preparamos com cursos com SEBRAE, viagens para conhecer possíveis fornecedores, análises, planejamento e pesquisa de mercado. Com pouco capital para investimento, em torno de R$ 5.000 iniciamos com a cara e coragem e muita fé em Deus, nossa primeira compra foi muito ousada, R$ 2.000 só de cosméticos da linha profissional MAQUEL.

Não posso deixar de mencionar o apoio financeiro que meu irmão Edivaldo Vila Nova nos deu, acreditando neste negócio. Também contamos com ajuda de algumas pessoas que nos emprestaram dinheiro para capital de giro.

Todas as áreas da empresa (vendas, financeiro, compras, pagamento, fornecedores, acompanhamento de clientes, captação de clientes, cursos gratuitos, divulgação...) concentrava-se tudo em nós duas. No começo não tínhamos veículo e andávamos de porta em porta para oferecer nossos produtos e serviços.

Após 3 anos de negócio (1 ano de maneira informal e 2 anos já formalizado juridicamente) estamos gratas a Deus por haver resistido às investidas da concorrência e às dificuldades do dia a dia que querem nos empurrar  pra baixo.

Hoje, podemos nos sentir grandes vencedoras por ter conosco boa parte de nossa família.  O formato do empreendimento é familiar e acontece de maneira profissional. Todos mensalmente, além das funcionários, participam de capacitação profissional.

Além de mim, Edivania que organizo todas as áreas e acompanho o crescimento da mesma, sou supervisora comercial e tenho uma equipe que trabalha as vendas externa.

Temos o gerente financeiro que é Carlos Alberto, meu irmão. A gerente de R.H é Valderiza Sales, minha cunhada. A professora de estética e supervisora das duas unidades, Edilene Vila Nova, minha mãe e também proprietária. O setor de entrega à domicílio, é de responsabilidade de Eduardo Santana, meu esposo. Área de Manutenção geral das duas unidades, Carlos de Lima, meu pai e Edivaldo Vila Nova, meu irmão e também sócio. TEM QUE ME ACRESCENTAR TAMBÉM

2-      Minha visão é de mercado, busco novas experiências e desafios. Não gosto de dar dinheiro pra os outros, ou seja, se tenho capacidade de fazer a empresa de outros empreendedores crescer, porque não investir todo meu esforço em um empreendimento meu, além de querer conquistar uma vida melhor para minha família.
3-      Me vejo como  uma pessoa dinâmica, visionária, com meus erros e acertos, com minhas inseguranças, mas também como uma leoa que ruge por resultados.

4-      Surgiu da seguinte maneira, minha mãe já atuava na área da estética há 10 anos, trabalhava com massagem à domicílio o dia todo,  ela tinha muita vontade, um sonho de um dia ter seu negócio, quem sabe uma clínica de estética. Ao perceber esta necessidade de realização dela e também sua visão de negócio e dom para vendas, pensei em investir meu tempo e tentar organizar seus clientes, produtos, e ajudá-la a se desenvolver.

Neste momento estava para me formar em administração e também pedindo para ser desligada da empresa na qual trabalhava. Bom, no último período da faculdade eu e minha equipe de sala de aula tivemos que desenvolver um plano de negócio de uma empresa existente ou fictícia. Foi quando falei da minha mãe e da contribuição que eu estava querendo dar ao seu negócio mesmo ela atendendo à domicílio.
Minha equipe adorou a sugestão e então desenvolvemos este plano de negócio. No desenrolar do semestre, estudado o mercado da estética e ouvindo minha equipe em suas conclusões, percebi que este segmento merecia uma atenção maior de minha parte e me convenci que minha mãe precisava de mim e eu precisava dela. Uma com conhecimento e experiência na área e outra com conhecimento e experiência de mercado e administração. Neste momento estava recebendo minha indenização trabalhista, paguei minhas dívidas e o restante investi neste negócio.

5-      O momento mais crítico foi quando nossas personalidades (eu e minha mãe) começaram a se chocar, ou seja, pensávamos que iríamos parar de trabalhar juntas e consequentemente o negócio não iria continuar.  Mas quando uma coisa está nos planos de Deus, Ele nos estende Sua poderosa mão e com muita conversa entre nós, respeito e resiliência, começamos a dar a volta por cima. Pois os maiores desafios de uma empresa não é a concorrência ou o trabalho em si. Segundo Albert Einstein em seu a felicidade não se resume na ausência dos problemas, mas sim na sua capacidade de lidar com eles.

6-      Minha função, como já comentado é a área comercial, supervisionar o trabalhos dos demais setores, buscar novos desafios e estar de olho na concorrência. Adoro o que faço.

7-      O horário de funcionamento das unidades é das 8h às 20h e 9h às 19h de segunda a sábado. Porém o meu horário de trabalho é em média de 16h por dia, sem falar alguns finais de semana. Pois além do trabalho braçal, é necessário e de fundamental importância sentar e alinhar as informações, fazer um feedback das atividades realizadas e montagem da agenda da semana que virá.

8-      Tínhamos um plano de negócio (o qual foi montado no último semestre da faculdade), porém fomos para o SEBRAE melhorar nosso planejamento e sentar com consultores para ver a viabilidade do negócio. Um plano de negócio é a  montagem do cenário que um empreendedor tem de suas ideias. Uma análise prévia das possibilidades e dificuldades que o empreendimento terá.

9-      Nossa avaliação é através de ferramentas de marketing como análise swuot, de olho na concorrência e principalmente com foco no cliente. Fazemos pesquisa interna, tanto na parte de clínica, como na parte de cursos. Sem falar nas análises financeira para a tomada de decisões.

10-  No começo de tudo, captamos os contatos dos clientes pela internet, e posterior ligações telefônicas. Nosso primeiro cliente como distribuidora de artefatos para estética, foi por telefone e e-mail. Preparei meu script, treinei minha fala e tremendo de medo de receber um NÃO, pensei nas dificuldades e tudo o que estava envolvido (investimento pisicologico, financeiro e de tempo), tomei coragem e liguei, falei dos benefícios do produto e a cliente fez o pedido. Me ajoelhei no meu quarto que era meu escritório, chorei e agradeci a Deus. Daí pra frente foi um desafio vencido a cada dia. Graças a Deus!

11-  Aconselho sim. Porém as pessoas tem iniciado um negócio de qualquer forma. Mesmo com todo cuidado que tivemos em analisar o mercado e a se preparar, tivemos e temos diversos contratempos, imagine uma pessoa que não se prepara. Sem falar que não existe negócio mais ou menos rentável, a diferença está em quem gere o negócio.

12-  Nossa projeção é até 2014 ser líder estadual em vendas e prestação de serviços.






2ª e 3ª folhas/ respostas

Origem

Família simples. Minha avó vendedora de feira. Meu pai pedreiro, minha mãe manicure e massagista. Ao crescer, já aos 11 anos de idade, vendia revista de cosméticos, comprava e revendia peças íntimas, docinhos e salgados que eu mesma preparava e levava para vender aos professores e vendi também picolé na praia.
De empreendedora minha avó e minha mãe que sempre as tive como modelo.

Estudei em escola pública, fiz mini cursos de vendas e marketing gratuitos e sempre atenta às pessoas.
Meu primeiro e ultimo emprego, foi numa grande  rede de farmácias, na qual fui promovida 5 vezes, até chegar a gerenciar. Saí da empresa por opção.

Me considero uma boa aluna. Gosto sim de estudar, minhas notas sempre boas. Aprendo mais quando leio o assunto e reescrevo o mesmo.


Conceito de Si

Me vejo uma pessoa vencedora, que aprendi a superar meus defeitos e me aceitar como sou. Me considero solidária, realista e implicante.
Minhas características pessoais é tentar dar o melhor de si, como se eu tivesse atendendo meu primeiro cliente. Refaço um trabalho quando não sai bem feito, mesmo que demande um custo maior. Estas características, como também minha personalidade forte, se reflete na empresa, principalmente quando nos desgastamos muito para oferecer um resultado positivo a todo custo.



Visão

A ideia de ser empreendedor já tinha em mente e no sangue, porém em conversa com minha mãe decidimos apostar.


O trabalho como empreendedor
Nos olhos de um empreendedor tudo passa a ser oportunidade de negócio. Basta ver a viabilidade, fazer um novo plano de negócio, arregaçar as mangas e meter bronca!
Posso dizer que meu método de aprendizagem hoje em dia, é saber ouvir o não, pois a cada 10 não vem um sim. E  não ter medo de errar, pois errando é que se aprende.
Gosto de me envolver em tudo no dia a dia da empresa. Controlo as coisas com minha mãe, e toda a equipe que delegamos atividades, através de e-mails, telefonas e relatórios semanais.
Energia
Não tiro férias há 3 anos, ou melhor, não tiramos. Porém nos realizamos com o que fazemos. Se for necessário trabalhamos sábados, domingos e feriados.
Quando é possível nossas distrações e passeios também é em família.

Relações
A boa relação com colaboradores é de fundamental importância, pois sem eles o negócio não existe.
As relações externas com clientes, fornecedores, governos e parceiros tem que ser encarada de forma bem profissional e respeitosa, todos são muito importantes.

Liderança
Convenço a partir de evidências. De resultados e mostrando a viabilidade de ganhar dinheiro.
Procuro separar bem as coisas, família é família, negócios a parte. E todos os envolvidos, inclusive sócios, compreende que isto é necessário.
Os funcionários nos respeitam como líderes pois tratamos ou tentamos tratar como parceiros nosso, que sem eles não conseguiríamos chegar onde chegamos.
Investimos em capacitação, cursos, palestras e fazemos reuniões para alinhar as informações, corrigir erros e reconhecer quem se destacou em resultados. Mesmo como empresa de pequeno porte, procuramos reconhecer quem trabalha conosco.
Logicamente que diante de muitos desafios, mesmo uma pessoa sendo empreendedora, ela assume, com o passar do tempo, uma postura mais racional.

Criatividade e imaginação
O erro é um passo para o acerto. O erro só passa a ser erro quando se erra propositalmente ou quando se demanda preparo para a execução de uma tarefa e a pessoa não se prepara.
Quando um colaborador erra, chamamo-os a conversar e os desafiamos a acertar. Esperamos um feedback de mudança e tentamos entender o porque do erro. Caso percebemos uma falta de respeito para com a empresa, advertimo-os ou até mesmo demitimos.
A empresa é composta por pessoas, e pessoas são sujeitas a erros.
O que me dá mais prazer é ver que determinado processo houve retorno positivo por parte de todo o ciclo (clientes, colaboradores, parceiros).
Gosto de pesquisar e analisar o mercado. Quando identificamos as fraquezas da concorrência, conseguimos criar estratégias que nos diferencie no mercado.
A intuição pode ser positiva e negativa. Um empresário não pode viver de intuição. Já vi muita gente que teve intuição de negócio e se deu mal. A intuição é boa, quando associada à preparo, pesquisa e viabilidade de negócio.

A empresa
O fator mais importante de minha empresa:
·       Sinceridade, Cordialidade, Pontualidade, Honestidade, Atitude, Persistência, Cara a tapa.
·       Pensar e planejar, o que de diferente eu posso fazer para atrair mais consumidores?
·       Personalizar e mostrar a importância de meu cliente.
·       Acompanhamento contínuo.
·       Buscar informações através de análise de mercado (conhecer a necessidade de meu cliente, analisar a atitude da concorrência e o serviço prestado) para poder definir as estratégias de atuação.
·       Planejamento das atividades (mensal, bimestral, semestral e  1, 2, 3 e 5 anos)


Somos uma empresa no segmento da beleza e bem estar com 3 nichos (clínica de estética, central de cursos e distribuidora de cosméticos e artefatos para estética).
A empresa tem ótimo atendimento, Preço competitivo, Experiência na área há mais 10 anos, Diversidades de serviços, Mercado de beleza em expansão tendo mulheres com maior percentual de procura, Aumento de cirurgias plásticas sugerindo alguns tipos de massagens como auxilio na recuperação, Depressão e estresse como doenças no mundo moderno tendo como alternativa de tratamento massagens relaxantes.
·       Como fraquezas temos:
Nova no mercado com estrutura de clínica (há 2 anos), Recursos financeiros limitado, Clinicas de estéticas já existentes no mercado, Fisioterapeutas. Gama de esteticistas oferecendo os serviços com valor abaixo das tabelas.

Selecionamos nosso pessoal, com entrevista, teste da atividade na área e estágio de 1 mês para ver se ambas as partes irão se identificar.

Temos as políticas da empresa, visão, missão e valores. Trabalhamos com metas e premiações também.

Logicamente que a meta de qualquer empresa é ocupar os  melhores posicionamento na mente dos consumidores. Devido a grande concorrência, este sonho de posicionamento é mais difício de se alcançar, mas não é impossível. Hoje nosso posicionamento varia de um produto/serviço em crescimento e na mente e preferência dos consumidores, em média de a cada 10 clientes que escutam nossas propagandas, 2 pensam e utilizam nossos produtos e serviços.

Para que um cliente compre nossos produtos e serviços, identificamos suas necessidades para poder apresentarmos o material de propaganda, falamos de resultados e só por último o preço. Pois as pesquisas não mentem, o cliente está mais preocupado com resultados e de ser bem atendido, por último vem o preço.


Encerramento

Concluo minha fala dizendo que antes de qualquer pessoa iniciar um negócio, mesmo que já tenha algum conhecimento na área, explore todas as informações, pesquise o mercado, visite o Sebrae e veja se realmente ama o segmento, pois existe uma passagem bíblica que ressalta o seguinte: Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme às tuas forças...
Não espere as coisas acontecerem, faça as coisas acontecerem!!


“No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço e  à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz! (Ayrton Senna)”

Fiquem com Deus!